Radio e seus benefícios

O Serviço Público de Radiodifusão é uma emissora de televisão americana de caráter educativo-educação, que iniciou uma série relacionada a grandes inventores. No vídeo acima, produzido pela estação de rádio, que você pode conferir Ralph Baer: o homem a quem é dado o título de “inventor do jogo de vídeo”. Atualmente, ele tem 91 anos de idade, mas nunca deixou de mexer com hardware desde o lançamento do primeiro console vendido comercialmente, o Odyssey.

Em 1972, a empresa Magnavox fez a parceria com Baer para produzir o console que chegou ao Brasil apenas no final da década, tornando-se conhecido como Telejogo aqui (fabricado pela Philco e Ford). O protótipo do Odyssey foi desenvolvido em 1967 e que foi apelidado de “Brown Box” (caixa marrom). O console foi tão simples que nem o processador tinha, consistindo de quatro dezenas de transistores e diodos espalhe em um prato.

Dispositivo

Como um inventor por profissão e por hobby, outra contribuição de Ralph Baer para a indústria de jogos de vídeo foi a “pistola de luz”, um dispositivo capaz de interagir com a tela da TV, está sendo usado para jogos de tiro. Embora tenha criado o acessório após o Magnavox Odyssey ter sido lançado no mesmo ano o console apresentou uma edição especial que já veio com a pistola, que é o primeiro jogo de vídeo comercial que eu já tinha os elementos interativos de hoje.

Apesar de Ralph Baer recebeu toda a glória de ter inventado o jogo de vídeo, ele tem o mérito apenas de ter adaptado a invenção de outras pessoas para um modelo mais “portátil  você tem que concordar comigo que, quando comparado a uma máquina de pinball, um console é algo muito mais prático. Na verdade, o primeiro jogo de vídeo pode ser atribuído a uma invenção da década de 1940, de 27 anos, antes de Baer pensando em fazer o brown box.

Diversão com o radio

Em 1940, Edward U. Condon desenvolveu um computador para expor uma visão de mundo. Ele foi capaz de jogar Nim com as pessoas, mas prevaleceu em 90% do tempo. Em 1947, movendo-se para frente, Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray patenteado uma “máquina de diversão com tubo de raios catódicos“: usando o tubo de trava em uma tela de osciloscópio, o jogador foi desafiado a atirar para acertar no alvo da tela.

Alguns anos mais tarde, em 1950, Claude Shannon escreveu um artigo falando sobre como programar um computador para jogar xadrez. No mesmo ano, o infame Alan Turing criou este programa. Continuando, em 1952, A. S. Douglas criou o jogo OXO (tic) no computador EDSAC, da universidade de Cambridge, como parte de sua pesquisa sobre a interação entre homem e máquina.

Em 1962, no entanto, o estudante do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Steve Russell inventou o jogo Spacewar! considerado como o primeiro jogo de vídeo, por si só, para computadores. O jogo se espalhou por todo os Estados Unidos e logo se tornou conhecido.

O ano de 1964, representa mais um marco na história de jogos de vídeo, como foi quando John Kenedy inventado em Dartmouth, o BÁSICO da linguagem de programação e um sistema que permitia o acesso de outros computadores a um servidor central. Graças a esta linguagem, a criação de jogos tem sido facilitada exponencialmente, tanto assim que, em 1965, o primeiro jogo de futebol americano foi criado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *